Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Grécia Antiga - Parte 3: Esparta

Esparta: a cidade militar
 Esparta, localizada na península do Peloponeso, foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e apossaram-se de suas terras.
  Os espartanos obedeciam a uma rigorosa disciplinar militar, pois sua cultura era baseada na manutenção do poder pelas armas.

Adivinhe qual era a principal atividades dos nobres espartanos?
 

 Organização Social
  A sociedade espartana dividia-se em:
  Esparciatas (ou espartanos): descendentes dos dórios, possuíam direitos políticos;
  Periecos: viviam na periferia da cidade. Descendentes dos aqueus, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato. Eram livres, porém sem direitos políticos;
  Hilotas: compunham a maior parte da população, descendiam dos povos conquistados, principalmente dos messênios, eram escravos do Estado e cultivavam as terras dos espartanos.

 

 Organização Política
  A Constituição dividia o governo nos seguintes órgãos:
  Diarquia: dois reis hereditários, de famílias diferentes, decidiam sobre questões militares e religiosas;
  Gerúsia: conselho de anciãos, com 28 membros vitalícios, com mais de 60 anos, e os dois reis. Esses conselheiros, os gerontes, decidiam sobre política externa e julgavam crimes.
  Apela: assembléia de cidadãos espartanos, com no mínimo 30 anos, que votavam sem emenda ou discussão as propostas da Gerúsia; seu voto podia ser anulado pelos gerontes.
  Eforato: grupo de cinco éforos, eleitos pela Apela. O eforato fiscalizava os reis, a administração e a economia da cidade, inclusive podendo contrariar leis antigas, sendo o órgão mais poderoso de Esparta.

Um comentário:

  1. Boa noite,professora!Sou o André da E.E. Jardim Iguatemi,da sala 1º I.
    Eu estou aqui para lhe passar um link do vídeo da primeira parte do documentário de que te falei...o nome dele é A última batalha dos 300,do canal History Channel:http://www.youtube.com/watch?v=WH1tkcB12_M

    Gostei bastante de assistí-lo,ele mostra coisas muito diferentes das quais são mostradas em filmes.Espero que goste.
    Abraços

    ResponderExcluir